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7 maneiras de lidar com o tema suicídio no ambiente de trabalho

30 de agosto de 2021Vitalk

 

É essencial que o ambiente de trabalho ofereça acolhimento psicológico, um lugar qual as pessoas que estão sofrendo possam conversar e ser ouvidas. O suicídio, em 97% das vezes das vezes, está ligado a transtornos de saúde mental. Portanto, o primeiro passo para lidar com essa questão é identificar os níveis de risco  do bem-estar mental dos colaboradores. As empresas podem adotar diversas medidas e estratégias com esse fim. 

 

1) Diretrizes de saúde mental

Parece óbvio, mas sua empresa precisa ter um protocolo para lidar com casos de funcionários com transtornos mentais. O que sua empresa fará quando um colaborador for diagnosticado com alguma doença? Que passos o setor de recursos humanos, os líderes, os colegas e demais envolvidos devem seguir para tornar o ambiente acolhedor para essa pessoa? Como acolher pessoas que precisarem se afastar do trabalho antes, durante e depois do período de afastamento? Para haver consistência na abordagem, é preciso que haja diretrizes claras definidas por um profissional de saúde. 

2) Discutir o assunto no ambiente de trabalho

Para que a saúde mental não seja um assunto proibido, um tabu, e não carregue estigma, deve haver uma conversa franca em diversos níveis da empresa e em múltiplas situações. Por isso, é importante que os gestores criem ações, eventos, momentos em que se possa discutir aberta e francamente. Adicionalmente, a empresa pode criar também grupos e rodas de conversa, nos quais os colaboradores têm suporte e podem compartilhar experiências e dificuldades. 

 

Aprofunde mais no tema em nosso e-book "Setembro amarelo: uma oportunidade para se ter conversas difíceis"

 

3) Oferecer atendimento e autocuidado

Os colaboradores também precisam ter opções para o caso de necessitarem de ajuda profissional ou se quiserem cuidar melhor de sua saúde mental. Uma alternativa importante é facilitar o acesso a atendimento psicológicos. Outras estratégias, como meditação, orientação para exercícios físicos, técnicas de autoconhecimento, são auxiliares importantes no processo de autocuidado e podem ajudar tanto quem sofre de transtornos de saúde mental, quanto na prevenção dessas doenças.  A Vitalk tem soluções para todos os tipos de empresas, das menores às maiores, oferecendo atendimento psicológico por texto e por vídeo, além do aplicativo com exercícios e conversas 24 horas por dia, de modo a atender todos os perfis de colaboradores. 

 

4) Incentivar líderes a conversar

Pessoas em posições de liderança não apenas são elos importantes de toda a cadeia de trabalho de uma empresa, como também são essenciais para a disseminação de ideias e a cultura interna. Por isso, elas precisam ser capacitadas a desenvolver práticas de gestão que criem um ambiente de trabalho acolhedor e saudável. Mais importante, devem aprender a identificar possíveis problemas para que os colaboradores com dificuldades possam ser encaminhados para os tratamentos mais adequados. 

 

5) Acolhimento como cultura da empresa

É claro que oferecer tratamento e estratégias de bem-estar são pilares fundamentais de uma empresa que acolhe os colaboradores. Mas esses valores precisam estar presentes no dia a dia, não apenas em situações extremas, em eventos, ou em datas especiais, como o Setembro Amarelo. O acolhimento precisa se tornar parte da cultura da empresa, fazer parte das conversas e atividades cotidianas. 

 

6) Identificar eventos que causam estresse

Gestores e líderes devem estar atentos para momentos da rotina de trabalho (como prazos importantes, por exemplo), que podem ter impacto na saúde mental dos colaboradores. O ideal é criar uma rotina de trabalho que preserve o bem-estar de todos os envolvidos, sem sobrecarregar os funcionários com trabalho ou carga mental. 

 

7) Tenha um plano

No caso de haver um suicídio ou uma tentativa, tenha um plano de ação desenhado para lidar com a questão. Ele deve minimizar o estresse de todos os envolvidos. Para isso, é necessário contar com profissionais de saúde treinados e suporte para os colaboradores. As intervenções feitas após um evento de suicídio são chamadas de “pósvenção” e seguem uma série de passos para minimizar o impacto nos colaboradores e na família. 

 

De uma maneira geral, uma pósvenção tem dez passos:

Fase Imediata:

1.Coordenar os departamentos e profissionais para conter a crise;

2. Notificar o ocorrido protegendo a privacidade da família;

3. Comunicar o fato para evitar que boatos se espalhem;

4. Oferecer suporte para a família

Médio Prazo:

5. Identificar os funcionários afetados pelo fato e providenciar suporte emocional para eles

6. Confortar aqueles que perderam o/a colega, ajudando-os a lidar com o luto

7. Restaurar o equilíbrio para que seja possível um mínimo funcionamento do ambiente de trabalho

8. Liderar para que todos tenham confiança nos gestores

Longo Prazo:

9. Honrar quem se foi, preparando memoriais em datas importantes. 

10. Sustentar as ações de suporte para ajudar na prevenção de suicídios. 

 

 

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