

Na gestão de uma empresa, o recurso mais importante e mais complexo de se lidar é justamente o ser humano. Cada ser tem a sua singularidade, assim, é inevitável que alguns conflitos aconteçam. Principalmente em se tratando de diferenças geracionais. Por isso, trouxemos para vocês estratégias para conhecer e lidar melhor com uma equipe com diferentes gerações extraindo o melhor de cada uma delas.
O momento histórico e social em que cada pessoa nasceu influenciará o desenvolvimento do jeito como ela vê o mundo. E não só isso, influenciará também a forma como ela o percebe e como reage à ele. A questão é que muitas vezes dentro de um ambiente organizacional, essas perspectivas não estão alinhadas. E, devido à uma certa dificuldade do ser humano em lidar com o diferente, surgem conflitos que podem atrapalhar todo um clima organizacional.
E não são poucas as empresas que passam por isso. Segundo pesquisa realizada pela Câmara Americana de Comércio para o Brasil (Amcham), 75% das empresas enfrentam problemas geracionais. E os resultados desses conflitos são muito prejudiciais. Um estudo feito pela ASTD Workforce Development em parceria com a VitalSmarts mostrou que cerca de 35% dos entrevistados admite que sua companhia gasta pelo menos cinco horas de trabalho por semana em conflitos entre gerações. Ou seja, existe uma perda de produtividade de cerca de 12%.
Além disso, esses conflitos podem ser um dos diversos fatores estressores na prática laboral, uma vez que contribuem para o detrimento da saúde física e mental dos colaboradores. Como já mencionamos em outra publicação, empresas que possuem altos níveis de estresse apresentam também funcionários com mais sintomas clínicos de doenças mentais e o dobro de licenças não planejadas. Isso tem, além de custos diretos, um enorme impacto na produtividade da empresa.
Apesar disso, na contramão de todos esses dados, 70% dos entrevistados pela Amcham admitiram não conduzir ações para facilitar a interação entres os gestores nascidos em épocas distintas. Ou seja, existe o conhecimento do problema, ele afeta o clima organizacional, mas poucas são as ações para lidar com ele. Na maioria dos casos isso se dá, provavelmente, por falta de conhecimento sobre as diferenças entre as gerações e medidas adequadas para evitar esses conflitos. Afinal, é certo que a maior parte dos conflitos são evitáveis. Mas ,então, para isso, é preciso conhecer quais são as gerações, suas características e de que forma de extrair o melhor de cada uma delas.
Geração Baby Boomer
A geração Boomer é a nascida por volta dos anos 1940 e 1960. Chegados ao mundo em um período pós guerra, se demonstram mais motivados e otimistas. Por isso, possuem um alto senso de valorização com o trabalho, são mais conservadores, porém extremamente leais e comprometidos. Prezam bastante pela experiência e, ao contrário do que muitos acreditam, os baby boomers são os que mais consomem as redes sociais segundo pesquisa realizada pelo Itaú BBA sobre o perfil de consumo da Geração Y.
Geração X
Nascida entre os anos 1960 e 1980, essa é a geração que viu um enorme cenário de mudanças na constituição familiar, com o maior número de mulheres e mães sendo também as responsáveis pelo sustento do lar. Os representantes dessa geração são mais autoconfiantes, gostam de desafios e oportunidades. No entanto, podem demonstrar mais insegurança com a estabilidade no emprego. Mesmo assim, diferente dos baby boomers, preferem trabalhar em um ambiente com uma hierarquia menos rigorosa e mais dinâmico.
Geração Y
Para os nascidos entre 1980 e 2000, a percepção de trabalho é completamente diferente das gerações anteriores, são mais imediatistas e não são tão leais a sua função. Isso acontece pois esses são os profissionais que já cresceram cercados de ferramentas tecnológicas. Além disso, presenciaram períodos de grande instabilidade econômica e não vêem o trabalho como objetivo principal na vida. Assim, costumam ser profissionais multifacetados, mais ativos, flexíveis e menos tradicionais. Representam hoje 50% da força de trabalho no Brasil.
Geração Z
Os jovens que cresceram nos anos 2000 representam a Geração Z. Nativos do mundo digital, possuem a tecnologia, a informação e a interatividade como regra. Por isso, são mais preocupados e insatisfeitos com o futuro da economia e da política. Recém-chegados no ambiente de trabalho, são reconhecidos como a geração mais tolerante e favorável à igualdade de gênero. Mas por outro lado, são mais céticos e menos idealistas que a geração anterior e almejam atuar em empresas que possuam um propósito claro.
E agora, o que fazer com essas informações?
Sabendo quais são as características de cada geração, é mais fácil entender melhor os colaboradores e desenhar melhores estratégias para para um ambiente de trabalho mais saudável. Assim, será possível que todas as pessoas, independente de gerações, convivam pacificamente. Confira, então, algumas dicas para extrair o melhor de cada uma delas e obter um bom clima organizacional.
Entenda o valor de cada um na equipe
As diferenças podem agregar muito à sua equipe. Entenda como a característica geracional de cada colaborador pode contribuir com cada processo e função e as use a favor da empresa. Por exemplo, uma pessoa que faça parte da geração Z e está mais habituada ao ambiente digital, pode se dar melhor em uma função como o marketing digital. Já uma pessoa da geração Baby Boomer, que preza mais pelas normas e pela produtividade, provavelmente se dará melhor com cargos de manutenção. E esses são apenas alguns exemplo. Então, analise o que melhor se encaixa no perfil dos seus colaboradores.
Incentive da forma correta
Cada pessoa, independente de qual geração faça parte, possui suas próprias ambições e perspectivas profissionais. Por isso, é imprescindível que os estímulos dentro da empresa estejam alinhados à essas ambições. Dessa forma, o colaborador se verá reconhecido e certamente isso refletirá em seu trabalho.
Tenha uma boa comunicação com seus colaboradores
Com a mudança no cenário econômico e social no mundo, as relações de trabalho mudaram completamente. Dessa forma, é preciso buscar uma comunicação mais aberta e ativa com os colaboradores. Além de ser a melhor maneira de saber como seus funcionários se sentem verdadeiramente e estar por dentro do que acontece, é a ferramenta mais útil para evitar ruídos e aproximar pessoas.
Estimule a interação e a troca de experiências
Muitas vezes os conflitos são gerados por uma falta de comunicação ou até mesmo, por opiniões vindas de diferentes perspectivas. A melhor forma de entender o outro, é ouvindo o que ele tem a dizer. Assim, a dica que damos é para que você estimule momentos de interação e trocas de experiências entre os colaboradores. Além de melhorar os relacionamentos interpessoais, o ambiente organizacional certamente ficará mais leve.
Se necessário, busque ajuda externa
Existem problemas que pedem uma ajuda maior para resolvê-los. Se esse for o caso, existem profissionais prontos para fazer uma análise do ambiente organizacional da sua empresa e te ajudar a solucionar conflitos. Conheça a Vitalk para Empresas! Nosso serviço para empresas, com base em conversas, ajudará a fazer a gestão emocional de todos colaboradores garantindo a privacidade dos seus dados e garantindo a produtividade de uma forma mais saudável. Clique no banner abaixo e saiba mais.
Em suma
No âmbito empresarial, a convivência entre gerações pode gerar muitas divergências e discórdias. No entanto, se forem bem trabalhadas, as diferenças podem trazer muitos benefícios para todos os envolvidos e para o sucesso da empresa. O importante é saber lidar e aproveitar melhor as singularidades de cada profissional, buscando seu maior desenvolvimento e o da empresa também!