Logo
menu Categorias
  • Bem-Estar Corporativo
  • Desenvolvimento pessoal
  • Saúde Mental
  • Saúde mental e onboarding
  • Saúde mental e diversidade
  • Sono
  • Voltar para o site
Download App Voltar para o site keyboard_arrow_right
[esbanner]

O que é inteligência emocional e como ela pode te ajudar?

16 de junho de 2020Vitalk
O que é inteligência emocional e como ela pode te ajudar?

 

Por que Inteligência Emocional? O distanciamento social e a condição da pandemia trouxe uma situação bastante confusa e estressante para todos nós. Boa parte de nós tem tido dificuldade para lidar com a saúde mental em tempos de tantas restrições. Isso porque as medidas que temos praticado incluem muitas abdicações a nível de rotina e lazer.

Além disso, mesmo fora de tempos de crise, é essencial dar uma atenção especial ao nosso estado emocional e como podemos monitorar o que estamos sentindo.

Quando lidamos com sentimentos, tudo parece pouco lógico e tangível, é difícil identificar quando controlamos nossas emoções e quando elas que nos controlam. A espontaneidade de nossos pensamentos, percepções, reflexos e modos de agir podem ser assustadoras algumas vezes.

Mas é possível aprender a gerenciar essas sensações. Algo como se organizar emocionalmente é possível e pode otimizar a forma como lidamos com nossos problemas e obstáculos cotidianos. Trata-se de reconhecer e reestruturar a forma como recebemos as coisas do dia-a-dia e o que fazemos com cada uma delas.

Existem várias práticas que ajudam fazer a manutenção do nosso estado emocional e diminuir algumas frustrações. Vamos conhecer o que podemos fazer para manter o nosso bem-estar em dia!

Inteligência Emocional é um conceito que usamos para descrever a capacidade de reconhecer e avaliar os seus sentimentos e os dos outros, além de desenvolver a capacidade de lidar com eles.

Os traços dentro da personalidade humana que identificam as características da inteligência emocional, segundo psicólogos, são basicamente:

Percepção das emoções

A atenção e precisão com que uma pessoa percebe ou identifica as emoções que sente e que capta das pessoas e situações ao seu redor, além do reconhecimento da expressão de cada uma delas.

Raciocínio por meio das emoções:

Empregar as informações emocionais para facilitar o raciocínio a partir delas, isso é, utilizar o modo de pensar e agir de acordo com a percepção anterior e assim empregá-las de acordo com suas condições.

Entendimento das emoções:

Captar variações emocionais nem sempre evidentes e compreender a fundo as emoções, significando ir além da leitura dessas emoções, mas entender seus motivos, circunstâncias, estímulos e consequências.

Gerenciamento das emoções:

Aptidão para lidar com os próprios sentimentos, ou seja, acolher todas essas sensações e suportá-las da melhor maneira, sabendo ainda receber e manusear os reflexos de outras pessoas de forma empática.

Porque devo trabalhar minha Inteligência Emocional?

Um bom nível de Inteligência Emocional está ligado diretamente ao sentimento de bem-estar. Isso porque é uma forma de melhorar como somos afetados por acontecimentos e circunstâncias que fogem ao nosso controle aplicando a melhor maneira de lidar com o modo que as recebemos.

Além disso é uma condição de personalidade atrelada a traços de generosidade, segundo estudos, pessoas com maior conhecimento sobre esse tipo de regulação têm mais propensão a pensarem nas coisas em nível social e coletivo em situações de problema.

Pode ser ainda um atributo valioso para alcançar sucesso profissional. Ter habilidade de identificar e gerenciar as emoções próprias e dos outros caracteriza mais êxito na vida social e relações interpessoais, gerando ainda mais resistência em situações de pressão e destaque em cargos de liderança. Conheça a Vitalk para empresas no banner abaixo e saiba como ajudamos os colaboradores a desenvolver maior autoconhecimento, inteligência emocional e produtividade.

vitalk para empresas

Autoconhecimento, Empatia e Inteligência Emocional

Para interpretar bem as próprias emoções, é muito importante ter um bom nível de autoconhecimento, assim podemos entender o que querem dizer, fazer conexões com outros traços da sua personalidade, e, assim, lidar com elas da melhor forma.

Praticar uma auto-observação constante pode contribuir para se conhecer melhor e, então, desenvolver a inteligência emocional, principalmente em relação às suas emoções. entendo melhor como identificar em você as emoções básicas e como elas se manifestam, dia após dia.

A vulnerabilidade, por exemplo, é um dos melhores cenários para os principais aprendizados que podemos ter a partir do esforço de se autoconhecer, isso porque são muitas as sensações absorvidas quando se aceita sentir e falar sobre dor, ansiedade, vergonha, irritabilidade, medo, entre outros.

Emoções negativas de forma geral podem se apresentar um grande desafio por isso. Se colocar em posição de exposição emocional, é grande responsável pelas conexões mais profundas que fazemos em nível psicológico.

Você pode perceber em alguns momentos que parece muito mais fácil se identificar com pessoas que assumem erros, contam de seus momentos tristes e manifestam emoções abertamente.

É comum que seja mais difícil se conectar com pessoas que não deixam transparecer nenhuma emoção ou fracasso porque a imagem de uma pessoa “perfeita” é associada a um estado que parece inalcançável.

Assim, é necessário associar a interpretação dos sentimentos e emoções alheias a capacidade de enxergar as situações pela perspectiva dos outros – um dos principais princípios do conceito de empatia, e fundamental componente da inteligência emocional.

Algumas práticas para desenvolver sua Inteligência Emocional

Trabalhar a autoconsciência:

Esse é um trabalho de puro auto conhecimento que consiste em prestar atenção ns características da sua personalidade percebidas por você mesmo e pelas pessoas ao seu redor. Isso ajuda a identificar as diferenças entre o que você pretende ou imagina passar como identidade e como a suas emoções e atitudes consolidam isso ao interagir com o mundo ao seu redor.

Transformar a convivência com outras pessoas:

Sair de uma perspectiva centrada na própria personalidade e desenvolver uma abordagem centrada nos outros começa com reconhecimento das forças, fraquezas e valores de cada um. Essa valorização da relação com os outros ajuda a compreender o modo como lidamos com a percepção da nossa própria condição emocional, além de seus motivos e a forma com que a expressamos.

Controlar reações:

A observação do modo como respondemos a estímulos de emoções negativas diz muito no aprendizado e processo de desenvolvimento de um modo inteligente de lidar com o bem-estar. Isso porque ao prestarmos atenção nas implicações de vulnerabilidade e como elas são expressadas, assumimos um maior controle sobre os impulsos primitivos manifestados nesse caso.

Além disso, existem várias maneiras, como hábitos do cotidiano, que podem ser um grande auxílio no processo de construção da inteligência emocional. O aplicativo da Vitalk pode ser uma ótima ferramenta para fazer seu monitoramento emocional, e é gratuito para qualquer pessoa usar.

Inteligência emocional

Posts Relacionados

7 dicas para garantir um boa noite de sono

11 de agosto de 2021Vitalk

Crianças e o novo coronavírus: o que fazer?

2 de abril de 2020Vitalk
vitalk

Distanciamento Social – O que é e como fazer?

24 de março de 2020Vitalk
Vitalk
+ Artigos
Carregar comentários

1 Comentário. Deixe novo

Ed
28 de agosto de 2020 13:17

Ótimo post! enriquecedor e motivador..

Responder

Deixe uma resposta Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Institucional

  • A Vitalk
  • Proteção de Dados
  • Política de Cookies
  • Reporte de Segurança

Soluções

  • Para Empresas

Atendimento

  • Contato
phone mail_outline

Acompanhe

Blog keyboard_arrow_right

Conteúdos keyboard_arrow_right

Facebook
Facebook
Twitter
Twitter
LinkedIn
LinkedIn
Instagram
Instagram

Vitalk 2022. Todos os direitos reservados.

 eSauce | Marketing Digital

Menu